Discovery Channel estreia hoje, 7 de setembro, às 21 horas, o programa “Transportes Extraordinários”, uma nova série em que se retrata o funcionamento do sistema de transportes.
O transporte marítimo é o sistema mais utilizado para o transporte internacional de mercadorias, ocupando cerca de 80% do comércio mundial. Em Portugal Continental, apenas no primeiro semestre de 2015, chegaram mais de 40 milhões de toneladas de mercadoria, trazidas por um total de 90 milhões de navios! Num outro exemplo, apenas no Reino Unido, esta indústria contribui com 32 milhões de libras para o PIB e emprega meio milhão de pessoas.
No entanto, para a maioria das pessoas, os navios, os portos e as transportadoras que põe gasolina nos depósitos dos veículos e frutas exóticas nas mercearias, entre muitos outros produtos, passam totalmente ao lado. Agora, “Transportes Extraordinários”, que o Discovery Channel estreia no dia 7 de setembro, às 21 horas, põe a descoberto o funcionamento desta delicada rede de infraestruturas portuárias, as conexões com outros sistemas como os caminhos-de-ferro e o transporte rodoviário pesado de mercadorias, e as dificuldades que enfrentam os enormes barcos de carga que fazem transportes massivos por via marítima.
“Transportes Extraordinários” vai até aos bastidores das grandes operadoras de transporte de mercadorias para, mediante imagens exclusivas, mostrar a atividade como nunca foi vista antes. Assim, entre outros casos, o Discovery Channel mostra como um super iate de 18 milhões de dólares cruza o atlântico a caminho da Flórida e como enfrenta as dificuldades que surgem ao deslocar as 474 toneladas de carga em plena época de furacões. O canal, com a nova estreia, irá também acompanhar uma empresa transportadora do estado de Virgínia que tem 17 horas para carregar um barco gigante com 5.700 toneladas de carga. No entanto, uma avaria na barra separadora de uma grua pode fazer com que não consigam concluir a carga a tempo.